sábado, 23 de fevereiro de 2013

Formação Pedagógica Inicial de Formadores BLearning - Homologado IEFP

Objectivos: 1.Caracterizar os contextos/sistemas de formação profissional em Portugal
2.Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervêm;
3.Adotar uma perspectiva de autoavaliação relativamente à sua prática
4.Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação - instrumento de gestão de uma organização;
5.Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
6.Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
7.Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
8.Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
9.Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto; Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
10.Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação
11.Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
Conteúdo Programático: Módulo 1 - Formador Sistema

1.1 FORMADOR: CONTEXTOS DE INTERVENÇÃO

1.2. APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO



Módulo 2 - Simulação Pedagógica Inicial

2.1 - PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES

2.2 - ANÁLISE E PROJECTO DE MELHORIA


Módulo 3 - Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação

3.1 COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO RELACIONAL

3.2 DIVERSIDADE NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO


Módulo 4 - Metedologias e Estratégias Pedagógicas

4.1 MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS

4.2 PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM INCLUSIVA E DIFERENCIADA



Módulo 5 - Operacionalização da Formação do Plano de Ação

5.1 COMPETÊNCIAS E OBJECTIVOS OPERACIONAIS

5.2 DESENHO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO-APRENDIZAGEM



Módulo 6 - Recursos Didáticos e Multimédia

6.1 EXPLORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁCTICOS

6.2 CONSTRUÇÃO DE APRESENTAÇÕES MULTIMÉDIA


Módulo 7 - Plataformas Colaborativas de Aprendizagem

7.1 PLATAFORMAS: FINALIDADES E FUNCIONALIDADES

7.2 COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM



Módulo 8 - Avaliação da Formação e das Aprendizagens

8.1 AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA

8.2 AVALIAÇÃO: DA FORMAÇÃO AO CONTEXTO DE TRABALHO


Módulo 9 - Simulação Pedagógica Final
Destinatários: Todos os interessados em iniciar a actividade formativa, desde que possuam escolaridade mínima obrigatória e 3 anos de experiência profissional relevante, até níveis académicos superiores, preferencialmente com experiência profissional.

 http://www.formacaoportugal.com/index.php

Sem comentários:

Enviar um comentário