Objectivos: |
1.Caracterizar os contextos/sistemas de formação profissional em Portugal 2.Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervêm; 3.Adotar uma perspectiva de autoavaliação relativamente à sua prática 4.Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação - instrumento de gestão de uma organização; 5.Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa; 6.Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação; 7.Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação; 8.Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada; 9.Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto; Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação. 10.Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação 11.Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional. |
Conteúdo Programático: |
Módulo 1 - Formador Sistema 1.1 FORMADOR: CONTEXTOS DE INTERVENÇÃO 1.2. APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO Módulo 2 - Simulação Pedagógica Inicial 2.1 - PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES 2.2 - ANÁLISE E PROJECTO DE MELHORIA Módulo 3 - Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação 3.1 COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO RELACIONAL 3.2 DIVERSIDADE NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO Módulo 4 - Metedologias e Estratégias Pedagógicas 4.1 MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS 4.2 PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM INCLUSIVA E DIFERENCIADA Módulo 5 - Operacionalização da Formação do Plano de Ação 5.1 COMPETÊNCIAS E OBJECTIVOS OPERACIONAIS 5.2 DESENHO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO-APRENDIZAGEM Módulo 6 - Recursos Didáticos e Multimédia 6.1 EXPLORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁCTICOS 6.2 CONSTRUÇÃO DE APRESENTAÇÕES MULTIMÉDIA Módulo 7 - Plataformas Colaborativas de Aprendizagem 7.1 PLATAFORMAS: FINALIDADES E FUNCIONALIDADES 7.2 COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Módulo 8 - Avaliação da Formação e das Aprendizagens 8.1 AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA 8.2 AVALIAÇÃO: DA FORMAÇÃO AO CONTEXTO DE TRABALHO Módulo 9 - Simulação Pedagógica Final |
Destinatários: | Todos os interessados em iniciar a actividade formativa, desde que possuam escolaridade mínima obrigatória e 3 anos de experiência profissional relevante, até níveis académicos superiores, preferencialmente com experiência profissional. |
http://www.formacaoportugal.com/index.php |
Sem comentários:
Enviar um comentário