segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Portuguesa inventa aparelho que identifica tipo de sangue em cinco minutos

Uma aluna de Engenharia Biomédica da Universidade do Minho inventou um dispositivo eletrónico portátil capaz de identificar o tipo de sangue em apenas cinco minutos. Ao JN, contou como a ideia lhe valeu um prémio. 


Aos 23 anos, Sara Pimenta venceu o primeiro prémio na categoria de Mestrado do Fraunhofer Portugal Challenge 2012 com o trabalho desenvolvido durante o ano de mestrado: um dispositivo portátil que permite identificar o tipo de sangue em apenas cinco minutos. Atualmente, a classificação do tipo sanguíneo demora 30 minutos.
Ao tornar as transfusões sanguíneas mais seguras, o dispositivo permitirá salvar vidas em situações de emergência.
A área de investigação foi proposta a Sara Pimenta pelas orientadoras do mestrado em Engenharia Biomédica, Graça Minas e Filomena Soares.
E durante um ano, Sara Pimenta trabalhou para tornar possível a proposta. O reconhecimento chegou em forma de prémio, no valor de dois mil euros, por parte da Fraunhofer Gesselchaft, a maior organização europeia de investigação aplicada na área das engenharias, que conta com mais de 20 mil investigadores e um orçamento para Investigação & Desenvolvimento de 1,8 mil milhões de euros. "Estou feliz pelo reconhecimento do meu trabalho", disse a jovem investigadora.
Em concurso, estiveram "ideias inovadoras e de utilidade prática com potencial de mercado" de estudantes e investigadores das universidades portuguesas. "Esta distinção foi uma grande surpresa. Passar a primeira das três fases já foi uma enorme surpresa", contou ao JN.


Sara Pimenta sempre quis trabalhar em investigação na área de Engenharia Biomédica e frequenta já o primeiro ano do doutoramento.
O dispositivo continua em desenvolvimento, para integrar, além da identificação do tipo de sangue, outras funcionalidades, como por exemplo o teste de confirmação do tipo de sangue identificado.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Saude/Interior.aspx?content_id=2866893&page=2




Sem comentários:

Enviar um comentário